Número de mortes relacionadas à obesidade duplica no Brasil
O aumento do número de mortes por complicações diretamente relacionadas à obesidade dobra em 10 anos no Brasil. A taxa de mortos por 1 milhão de habitantes com excesso de peso passou de 5,4 para 11,9, entre 2001 e 2011.
As causas mais comuns de óbitos ligados à elevação de peso, são doenças cardiovasculares, como o infarto, e os vários tipos de câncer. Para o presidente da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade, Mário Carra, o ideal é controlar a alimentação e fugir do sedentarismo.
O chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clinicas de São Paulo diz que as politicas públicas e tratamentos devem ser aprimorados. Em entrevista à repórter Cris Santos, Márcio Mancini explicou que o SUS só oferece tratamento quando o paciente já está com grau avançado da doença.
*Ouça os detalhes no áudio
Hábitos saudáveis e alimentação adequada desde os primeiros meses de vida é a receita para afastar a criança da obesidade. A nutricionista Maria Cecília Corsi, consultora da JOVEM PAN, alertou que a família deve dar o exemplo.
Outro fator importante é fazer a criança participar das escolhas saudáveis e conhecer exatamente o que tem no prato. A nutricionista lembrou ainda que as mesma preocupação deveria existir nas cantinas das escolas
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.