Número de mortos devido a terremoto no Nepal chega a 5.489
O número de mortos no terremoto de magnitude 7,8 que abalou no último sábado o Nepal chegou a 5.489, e o de feridos a 10.965, enquanto milhares de pessoas seguem fugindo de Katmandu para regiões mais seguras.
O medo de novas réplicas do terremoto ou do surgimento de surtos de doenças fez com que 10.126 veículos deixassem a capital do país nas últimas 24 horas, informou a Polícia do Nepal.
Enquanto milhares tentam sair de Katmandu, outros, vindos de áreas remotas afetadas pelo sismo e incomunicáveis desde sábado, chegam à cidade em busca de alimentos e atendimento médico.
O Consórcio de Redução de Riscos do Nepal, uma entidade composta também por órgãos ligados às Nações Unidas, calcula que o terremoto gerou 2,8 milhões de deslocados internos, 10% dos 28 milhões de habitantes do Nepal.
Além disso, a organização afirma que em 39 dos 75 distritos do país os tremores destruíram 70 mil casas, danificando outras 530 mil construções.
O terremoto de sábado foi o de maior magnitude registrado no Nepal em quase 80 anos, além de ter sido o pior que atingiu a região desde 2005, quando um tremor matou mais de 84 mil pessoas na Caxemira, na vizinha Índia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.