Número de mortos em epidemia de ebola beira os 5 mil, diz OMS
Genebra, 7 nov (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou nesta sexta-feira para 4.960 o número de mortos por ebola dos 13.268 casos registrados da epidemia que afeta Libéria, Serra Leoa e Guiné desde março.
A tendência de diminuição da transmissão, observada recentemente pela OMS, se mantém em alguns distritos desses três países africanos, mas em outros os casos continuam a se multiplicar.
A OMS assinalou que nenhum novo caso foi reportado em Mali, Espanha ou Estados Unidos, que mantêm um alto nível de vigilância considerado “essencial”.
A Libéria tem o maior número de pessoas infectadas, 6.619, das quais 2.766 morreram.
A apuração em Serra Leoa registra 4.862 casos e 1.130 mortes, e na Guiné são 1.760 infectados e 1.054 mortes, o nível de mortalidade mais alto entre os três países afetados.
Entre os trabalhadores de saúde que atendem os doentes, 549 foram infectados, e 311 deles morreram. Segundo as investigações de analistas da OMS, grande parte das infecções entre eles ocorreram fora dos centros de tratamento de ebola.
A Organização enviou mais de um milhão de roupas de proteção individual e acessórios como máscaras, lentes, luvas e botas aos três países afetados, enquanto os governos se responsabilizam por fazer estes equipamentos chegarem aos lugares onde são mais necessários.
O atual surto de ebola na África Ocidental é o mais devastador desde que o vírus foi descoberto na atual República Democrática do Congo, em 1976. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.