Número de mortos no terremoto no Nepal já passa de 1.800

  • Por Agência EFE
  • 26/04/2015 00h31
O tremor foi registrado a 81 quilômetros do noroeste de Katmandu EFE Terremoto sacode Nepal e deixa danos; veja imagens

As autoridades do Nepal elevaram para 1.805 o número de mortos por causa do terremoto de 7,8 graus na escala aberta de Richter ocorrido neste sábado, que também destruiu vários prédios e monumentos históricos.

Além disso, o tremor causou pelo menos 4.718 feridos, segundo fontes oficiais citadas por diversos meios de imprensa.

Milhares de pessoas passaram a noite do sábado na rua por temor a novas réplicas do terremoto, o maior registrado no Nepal nos últimos 80 anos.

A maioria das vítimas é do vale central do país, onde fica a capital, Katmandu, disseram à Agência Efe fontes do Centro Nacional de Operações de Emergência, dependente do Ministério do Interior.

O terremoto também foi sentido nas vizinhas China e Índia, onde morreram pelo menos 17 e 34 pessoas, respectivamente.

O governo do Nepal fala de pelo menos dez montanhistas estrangeiros mortos no Everest, segundo informou à Efe uma fonte do Ministério do Turismo.

A fonte não pôde divulgar a nacionalidade dos mortos e também não detalhou se há desaparecidos ou feridos neste momento entre os escaladores que se encontravam na montanha.

Este é o pior terremoto na história recente do Nepal e um dos mais fortes há dez anos na região, quando um tremor provocou uma tragédia que causou mais de 84 mil mortos na Caxemira indiana e paquistanesa.

Vários governos e organizações expressaram sua solidariedade ao Nepal.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que a organização está preparando “um grande esforço” para ajudar o país.

“As Nações Unidas estão apoiando o governo do Nepal na coordenação das operações internacionais de busca e resgate e está se preparando para organizar um grande esforço de assistência”, assinalou Ban em comunicado.

O governo americano anunciou o envio imediato de uma equipe de especialistas em resposta a catástrofes e a doação inicial de US$ 1 milhão em ajuda para atender as primeiras carências após a catástrofe.

Uma equipe internacional de busca e resgate do Exército chinês partiu hoje rumo ao Nepal e espera chegar a Katmandu ao meio-dia (horário local).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.