Número de mortos por consumo de bebidas adulteradas sobe para 84 na Índia
Nova Délhi, 20 jun (EFE).- O número de mortos por consumir bebidas adulteradas em um subúrbio de Mumbai, no oeste da Índia, subiu neste sábado para 84, enquanto 34 pessoas seguem hospitalizadas, várias delas em estado grave.
A polícia prendeu cinco pessoas por envolvimento com a produção e a venda da bebida que provocou a intoxicação na última quarta-feira em uma favela na região de Malwani, no norte da capital financeira indiana, disse o porta-voz da polícia, Dhananjay Kulkarni.
Kulkarni indicou que oito policiais foram suspensos de suas funções por negligência, ação que faz parte das investigações para determinar a origem do licor contrabandeado e sua comercialização.
O chefe de governo do estado de Maharashtra, Devendra Fadnavis, ordenou também que o incidente seja apurado, conforme a agência local “Ians”.
A produção caseira de licores causa intoxicações maciças na Índia com frequência, especialmente na zona rural, onde a população costuma adquirir esse tipo de álcool por ser mais barato do que é vendido legalmente.
Há seis meses, pelo menos 27 pessoas morreram e cem foram hospitalizadas após ingerir licor adulterado no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia.
O maior incidente semelhante dos últimos anos ocorreu em dezembro de 2011 no estado de Bengala, no leste do país, onde mais de 130 pessoas morreram por ingerir uma bebida adulterada adquirida em uma estação ferroviária. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.