Número de mortos por deslizamento de terra no Nepal chega a 30

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2014 10h03

Katmandu, 4 ago (EFE).- O número de mortos no deslizamento de terra que sepultou um povoado no Nepal aumento para 30, enquanto as equipes de resgate perdem a esperança de encontrar algum dos 135 desaparecidos com vida, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

“Hoje recuperamos 20 corpos, o que situa os mortos em 30 e em 135 os desaparecidos. Após 72 horas de busca, as esperanças de encontrar alguém com vida são poucas”, disse Jhanka Nath Dhakal, do Centro Nacional de Operações de Emergência.

O desastre ocorreu no sábado de madrugada no povo de Manja, no distrito de Sindhupalchowk, a cerca de 50 quilômetros de Katmandu, e sepultou as 52 casas da cidade.

O deslizamento bloqueou também o curso do rio Sunkoshi, o que provocou o temor por inundações, por isso que os habitantes dos oito distritos pelos quais corre o rio foram evacuados.

O Exército usou explosivo para abrir passagem entre as rochas que bloqueiam o rio, mas a água não flui ainda de forma normal e o nível do Sunkoshi continua subindo.

“Hoje efetuamos duas explosões a mais para tentar aumentar o fluxo de água”, afirmou Dhakal.

O bloqueio do leito provocou na Índia a evacuação de quase 50 mil pessoas no estado de Bihar perante o temor de que o Sunkoshi -chamado Kossi em passagem pelo país vizinho- transborde e provoque inundações uma vez que o Nepal reabra seu leito.

Um deslizamento de terra causou a morte de 148 pessoas em um povoado do oeste da Índia na semana passada.

As inundações e os deslizamento de terra são frequentes durante a temporada da monção no Sul da Ásia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.