Número de refugiados curdos na Turquia pode ter chegado a 200 mil

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23

Ancara, 23 set (EFE).- O número de refugiados curdos do norte da Síria que fugiram dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) rumo à Turquia aumentou nesta terça-feira e pode ter chegado a 200 mil pessoas, informa a emissora “CNNTürk”.

Um grande grupo de mulheres e crianças estava retido do outro lado da fronteira pela manhã, à espera de poder passar para o território turco ainda nesta terça.

Tropas do exército da Turquia patrulham a fronteira e controlam as passagens para evitar que combatentes turco-curdos se transfiram à Síria para se unir à luta contra o EI.

As tensões aumentaram na passagem fronteiriça de Mursitpinar quando tropas turcas impediram o acesso de outro grupo de refugiados nesta terça-feira. Para dispersar os refugiados, mais forças foram chamadas e alguns soldados dispararam para cima. No fim, os curdos receberam o sinal verde para atravessar para atravessar.

De acordo com imagens da “CNN Türk” e outras emissoras, da fronteira turco-síria é possível avistar a poucos quilômetros uma bandeira do Estado Islâmico içada em uma colina do pequeno povoado de Karabük, o que confirmaria o avanço dos jihadistas.

Na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, falou à emissora de notícias “NTV” que cerca de 138 mil novos refugiados sírio-curdos chegaram à Turquia desde sexta-feira.

Em Nova York devido à Assembleia Geral da ONU, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, indicou à agência de notícias turca “Anadolu” que o país acolheu mais de 1,5 milhão de pessoas desde o início da guerra civil na Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.