O ministro das Relações Exteriores austríaco vê Schengen em perigo
Viena, 5 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Áustria, Sebastian Kurz, afirmou neste sábado que o tratado de Schengen, de livre circulação de pessoas na União Europeia, está em risco por causa da atual crise migratória.
“É claro que existe um perigo. Neste momento, não temos segurança nas fronteiras e é preciso reconhecer isso”, afirmou o titular da pasta, conforme divulgou a agência de notícias austríaca “APA”.
A declaração foi dada após a reunião de ministros das Relações Exteriores dos países da UE, realizada em Luxemburgo, no mesmo dia em que, pelo menos, 6.500 refugiados chegaram à Áustria através da fronteira com a Hungria.
Boa parte dos integrantes deste grupo vieram do Oriente Médio, em busca de se afastar dos conflitos que acontecem na região. A maioria tentará seguir para a Alemanha.
“Nosso tratado de Schengen vive de uma segurança de fronteiras, e em troca, existe plena liberdade de movimento”, explicou Kurz.
O ministro austríaco afirmou que tem esperança de encontrar rapidamente uma solução para a crise migratória, antes que seja necessária uma medida rígida, de repensar o modelo de “Europa sem fronteiras”.
O titular da pasta das Relações Exteriores ainda admitiu que “finalmente”, existe consciência geral de que o Velho Continente passa por uma de suas maiores crises. Para Kurz, nenhum país poderá resolver o problema sozinho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.