Obama acredita em um futuro livre para Síria e no fim do conflito no O.Médio

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 06h17

Washington, 28 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que seu país continuará trabalhando para que a Síria alcance “um futuro livre da ditadura, do terror e do medo” e para que o conflito no Oriente Médio termine com um Estado palestino independente e um “Estado judeu” em Israel que não duvide de sua aliança com Washington.

Durante o seu tradicional discurso anual do Estado da União no Congresso, Obama deixou claro que os Estados Unidos apoiam a “oposição que rejeita a agenda das redes terroristas” na Síria.

“Vamos continuar trabalhando com a comunidade internacional para oferecer o futuro que o povo sírio merece: um futuro sem ditaduras, terror e medo”, destacou Obama.

Os Estados Unidos foram, junto com a Rússia e com o apoio da ONU, o artífice do processo de paz para a Síria que se desenvolve em Genebra, e onde persistem profundos desacordos sobre a ajuda humanitária e, sobretudo, sobre a saída ou não do poder por parte do presidente sírio, Bashar al Assad.

O governo Obama atua, além disso, como mediador nas negociações de paz entre israelenses e palestinos, que começaram em julho do ano passado com o objetivo de se chegar a um pacto definitivo no prazo de nove meses e que, por enquanto, estão na fase de conversas sobre um acordo simbólico que estabeleça as diretrizes para a paz.

“Neste exato momento, a diplomacia americana está apoiando israelenses e palestinos nas difíceis negociações, porém necessárias, que estão sendo feitas para acabar com o conflito nessa região”, afirmou Obama.

Essas negociações pretendem “conseguir dignidade e um Estado independente para os palestinos, e paz e segurança duradouras para o Estado de Israel, um Estado judeu que sabe que os Estados Unidos sempre estarão ao seu lado”, acrescentou. EFE

llb/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.