Obama acredita que papa está desconfortável com “parafernália” de seu cargo
Washington, 28 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sustentou nesta sexta-feira que suspeita que o papa Francisco, com quem se reuniu ontem no Vaticano, está “um pouco desconfortável” com a “parafernália” que rodeia seu cargo, e destacou sua “simplicidade”.
“Sua simplicidade e crença no poder do espiritual sobre o material se refletem em tudo o que diz e faz. E suspeito, minha sensação é que ele está um pouco desconfortável com toda a parafernália de ser papa”, comentou Obama durante uma entrevista à rede “CBS” realizada em Roma, de onde partiu hoje rumo à Arábia Saudita, a última etapa de sua viagem.
De acordo com Obama, a boa recepção que o papa tem no mundo todo se deve, em parte, a que as pessoas consideram que o pontífice “antes de tudo vê a si mesmo como um sacerdote e discípulo de Cristo”.
“Logo, não há nada mais poderoso do que uma pessoa que parece viver de acordo com seus princípios”, resumiu o presidente americano.
O papa Francisco “projeta o tipo de humildade e bondade que é consistente, pelo menos, com meu entendimento das doutrinas de Jesus”, afirmou Obama, que ontem, após sua visita ao Vaticano, assegurou estar “muito comovido” diante das reflexões e da compaixão pelos pobres demonstradas pelo pontífice.
A reunião entre ambos, a portas fechadas, durou 50 minutos, 20 a mais do que o Vaticano costuma destinar a este tipo de encontro.
Na ocasião, Obama convidou formalmente o papa para visitar os EUA, e disse que os americanos ficariam muito felizes em recebê-lo.
O presidente dos EUA contou ainda que ambos falaram muito sobre os desafios e os conflitos atuais, e sobre as dificuldades de se manter a paz no mundo”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.