Obama agradece rei Abdullah bin Abdul Aziz por sua amizade e ajuda

  • Por Agencia EFE
  • 23/01/2015 00h27

Washington, 22 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou nesta quinta-feira suas condolências após a morte do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, e destacou o “firme e apaixonado convencimento” do falecido monarca na importância da parceria entre os dois países para a estabilidade no Oriente Médio.

“Nossos países trabalharam juntos para enfrentar muitos desafios. Sempre considerei seu ponto de vista e nossa sincera e fervorosa amizade. Como líder, sempre foi franco e corajoso na defesa de suas convicções”, disse Obama, segundo um comunicado da Casa Branca.

“Sua vida abrangeu desde antes do surgimento da Arábia Saudita moderna até seu papel atual como uma força essencial na economia global e como um dos países líderes do mundo árabe”, acrescentou o chefe de Estado americano.

Abdullah bin Abdul Aziz morreu hoje, aos 90 anos de idade, por causa de uma pneumonia que o fez ser hospitalizado no início do mês.

O até agora príncipe herdeiro, Salman bin Abdul Aziz, de 81 anos, se tornou nesta noite o novo rei da Arábia Saudita, depois da morte de seu irmão Abdullah.

Salman herdou o trono e foi investido como rei de acordo com o regulamento estabelecido na Arábia Saudita e, com isso, seu irmão mais novo, Moqren bin Abdul Aziz Al Saud, passou a ser o príncipe herdeiro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.