Obama alerta Irã sobre risco de possível ajuda aos rebeldes no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2015 23h54
  • BlueSky

Washington, 21 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou nesta terça-feira o Irã para o risco que uma possível ajuda aos rebeldes houthis no Iêmen envolve e garantiu quea marinha dos Estados Unidos garantirá “a liberdade de navegação” na região do Golfo Pérsico.

Em entrevista à emissora “MSNBC”, Obama se referiu às embarcações iranianas que atualmente estão em águas internacionais, mas que algumas informações apontam que poderiam se dirigir ao Iêmen para fornecer armas aos rebeldes.

“Existe uma razão pela qual mantemos alguns de nossos navios na região do Golfo Pérsico e uma delas é garantir que mantemos a liberdade de navegação”, explicou Obama.

“O que dissemos (aos iranianos) é que se entregarem armas a facções no Iêmen que podem ameaçar a navegação, isso é um problema”, prosseguiu o líder americano.

Segundo Obama, um possível envolvimento do Irã no conflito iemenita dificultaria os esforços para encontrar uma solução política ao problema.

Já o Irã negou as acusações feitas por alguns países árabes de que estaria por trás do conflito no Iêmen, imerso em uma guerra aberta entre o movimento xiita dos houthis e as milícias leais ao presidente iemenita, Abdo Rabu Mansul Hadi.

Por outro lado, a Casa Branca se mostrou hoje satisfeita pelo fim das operações aéreas e dos bombardeios pela coalizão árabe sunita aos rebeldes houthis no Iêmen.

A coalizão, liderada pela Arábia Saudita considerou que já alcançou seu objetivo de eliminar o potencial militar dos xiitas e conter assim a ameaça à segurança regional.

“Continuamos apoiando o reatamento de um processo político com mediação da ONU e o envio de assistência humanitária”, indicou o porta-voz de do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Alistair Baskey. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.