Obama alerta que novas sanções contra o Irã levarão ao fracasso da diplomacia

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2015 02h47

Washington, 20 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu o Congresso de seu país nesta terça-feira que, se impuser novas sanções contra o Irã, vai levar ao “fracasso da diplomacia” e abrir o caminho para a “guerra”, o que deve ser “o último recurso”.

“Se este Congresso aprovar novas sanções, neste momento, praticamente garantirá o fracasso da diplomacia, deixando os Estados Unidos à margem de seus aliados” nas negociações nucleares, disse Obama em seu discurso do Estado da União no Capitólio.

No pronunciamento, Obama defendeu os avanços nas negociações entre o Irã e o G5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha), que já duram mais de um ano.

Aprovar mais sanções “vai garantir que o Irã volte a iniciar seu programa nuclear”, que está suspenso durante as negociações, e isso “não faz sentido”, argumentou.

“Por isso, vetarei qualquer novo projeto de lei de sanções que ameacem esses avanços. O povo americano espera que a guerra seja apenas nosso último recurso, e eu pretendo me manter fiel a essa ideia”, acrescentou Obama.

O presidente garantiu que, entre agora e o próximo mês de julho, quando vence o prazo estipulado pelas partes para se firmar um acordo, há “uma oportunidade de negociar um pacto integral que evite um Irã com armamento nuclear, garanta a segurança dos EUA e de seus aliados, entre eles Israel, e evite outro conflito no Oriente Médio”.

“Não há garantias de que as negociações terão sucesso, e mantenho todas as opções sobre a mesa para prevenir um Irã nuclear”, ponderou Obama. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.