Obama amplia ajuda ao Iraque e destaca retomada de áreas controladas pelo EI
Washington, 14 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira US$ 200 milhões de ajuda humanitária adicional para o Iraque e destacou a recuperação de territórios antes controlados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) nesse país.
Obama recebeu no Salão Oval da Casa Branca o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, para tratar, entre outros assuntos, do desenvolvimento da campanha militar contra o EI.
Após a reunião, Obama destacou perante os jornalistas os números divulgados pelo Pentágono e que mostram que, desde o início dessa campanha militar em meados de ano passado, foi recuperado 25% dos territórios dominados pelos jihadistas no Iraque.
Os ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos permitiram controlar as cidades sírias de Kobani e Tal Hamis, assim como avançar no progressivo cerco no Iraque de Sinjar, Tal Afar, Mossul e Baiji, ainda sob controle do EI.
Na opinião do Pentágono, os avanços contra o EI foram possíveis graças à combinação de ataques aéreos da coalizão e à ofensiva de forças iraquianas e curdas.
O Pentágono calcula que o EI perdeu o controle de entre 13.000 e 17.000 quilômetros quadrados de terreno, desde seu momento auge de expansão em agosto de 2014.
Antes de viajar para Washington, o primeiro-ministro iraquiano antecipou que o objetivo de sua reunião com Obama era conseguir mais apoio político e militar para a luta contra os jihadistas. EFE
mb/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.