Obama comemora criação de empregos e pede ao Congresso aprovação de orçamento

  • Por Agencia EFE
  • 06/12/2014 09h51
  • BlueSky

Washington, 6 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou neste sábado a recuperação econômica do país, com a criação de 2,65 milhões de empregos este ano, e pediu ao Congresso que aprove um novo orçamento e evite uma paralisia administrativa como a do ano passado.

“Precisamos que o Congresso aprove o orçamento e mantenha nosso governo aberto. Um fechamento da administração no Natal não é uma boa ideia”, advertiu Obama em seu tradicional discurso aos sábados.

A ala ultraconservadora dos republicanos, o Tea Party, pressiona o partido para forçar um fechamento administrativo como represália pela regularização por decreto de mais de cinco milhões de imigrantes ilegais.

Em seu discurso de hoje, Obama aproveitou as boas notícias econômicas da semana para destacar o progresso na criação de postos de trabalho no último ano.

“Mês passado nossas empresas criaram 314 novos empregos. E isso não aconteceu por acidente; está alinhado com o sólido ritmo de criação de empregos que vimos durante todo o ano. Novembro foi o 10º mês seguido em que acrescentamos mais de 200 mil postos de trabalho”, explicou.

“Neste ano, nossa economia criou 2,65 milhões de empregos novos. Isso é o que mais se acrescentou em qualquer ano desde os anos 90, e ainda falta um mês. Para completar, nossas empresas criaram 10,9 milhões de empregos novos nos últimos 57 meses. É o período mais longo de criação contínua de empregos no setor privado de que temos registro”, acrescentou.

No entanto, Obama reconheceu que apesar dos avanços, “a família média não consegue levar para casa mais do que levava há 15 anos”.

“Isso ainda tem que mudar. Um mercado de trabalho em crescimento nos dá a oportunidade de seguir com este progresso e de melhorar a situação em que a classe média vive há décadas”, assinalou.

E enumerou os desafios pendentes: “Construir estradas e pontes novas cria emprego. Aumentar nossas exportações cria emprego. Reformar nosso sistema fiscal obsoleto e nosso sistema de imigração que não funciona cria emprego”.

“Subir o salário mínimo ajudaria cerca de 28 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos, o que daria a eles mais dinheiro para gastar em comércios locais, e isso ajuda o comércio a criar emprego”, concluiu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.