Obama confirma em carta a Castro restabelecimento de relações em 20 de julho

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 16h45
  • BlueSky

Washington, 1 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta quarta-feira em uma carta dirigida ao presidente de Cuba, Raúl Castro, o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países no dia 20 de julho.

“Com essa decisão, os EUA estão encorajados pela intenção recíproca de desenvolver relações respeitosas e cooperativas entre nossos dois povos e governos, coerentes com os princípios e objetivos expostos na Carta das Nações Unidas”, acrescentou o presidente americano na carta, com data de 30 de julho, mas divulgada hoje pela Casa Branca.

Obama classificou o fato como “um importante passo rumo à normalização das relações”, iniciada em dezembro do ano passado.

Além disso, ressaltou que entre esses princípios da ONU estão a igualdade soberana dos Estados, a resolução de disputa por meios pacíficos, o respeito à integridade territorial e política, à igualdade de direitos e à autodeterminação dos povos.

Obama também anunciou hoje, nos jardins da Casa Branca, a reabertura das embaixadas nas respectivas capitais dos dois países, Washington e Havana. E pediu ao Congresso americano que atue para suspender as restrições sobre as viagens e o embargo comercial impostos à ilha há mais de 50 anos.

Além disso, o presidente antecipou que o secretário de Estado, John Kerry, irá nas próximas semanas a Cuba para cerimônia formal de reabertura da embaixada americana em Havana.

A Chancelaria de Cuba recebeu hoje das mãos do chefe do Escritório de Interesses dos Estados Unidos na ilha, Jeffrey DeLaurentis, uma carta de Obama.

Já o chefe do Escritório de Interesses de Cuba em Washington, José Ramón Cabañas Rodríguez, entregou ao subsecretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, um documento enviado por Raúl Castro, que também menciona o dia 20 de julho como a data para o restabelecimento das relações diplomáticas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.