Obama considera mudança climática como a maior ameaça para futuras gerações
Washington, 20 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu nesta terça-feira, durante seu discurso sobre o Estado da União no Congresso, que não há “maior ameaça para as futuras gerações do que a mudança climática”.
Por isso, Obama garantiu que não permitirá aos legisladores “que ponham em perigo a saúde das crianças ao tentarem voltar atrás” em seus esforços.
“2014 foi o ano mais quente do planeta desde que as temperaturas são registradas. Já ouvi algumas pessoas que tentam se esquivar das evidências dizendo que não somos cientistas; que não temos informações suficientes para agir. Bom, eu não sou cientista, mas conheço muitos deles, que são muito bons”, assegurou.
O presidente reiterou que existe um consenso na comunidade científica internacional de que as ações humanas estão causando mudanças no clima, e que se não agirmos “com força, vamos continuar vendo o aumento do nível dos oceanos, ondas mais fortes de calor, secas e inundações perigosas”.
“O Pentágono diz que a mudança climática traz riscos imediatos para a segurança nacional. Devemos agir diante disso”, destacou o governante.
Obama garantiu que está seguro de que os Estados Unidos devem liderar as ações internacionais contra a mudança climática, e lembrou o histórico acordo alcançado com a China para limitar suas emissões de gases poluentes.
“Depois que as duas maiores economias do mundo se reuniram, outros países estão intensificando, e oferecendo esperanças para que o mundo, este ano, finalmente chegue a um acordo para proteger o planeta onde vivemos”, acrescentou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.