Obama defende mais oportunidades para índios dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2014 22h12

Washington, 13 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta sexta-feira os esforços realizados por seu governo para oferecer oportunidades aos índios americanos, especialmente às novas gerações.

“As relações entre o governo dos Estados Unidos e as tribos indianas agora são mais forte do que nunca”, disse ele.

Obama fez as declarações no início de sua primeira visita como presidente dos EUA a uma reserva indígena, a Standing Rock Sioux, no estado de Dakota do Norte, ao lado da primeira-dama, Michelle.

No entanto, assinalou que ainda ficam grandes desafios pela frente e se referiu aos graves problemas de desemprego e violência que espreitam as comunidades nativas, mais do que outros grupos minoritários.

Ele reconheceu que existe um ciclo negativo que afeta as comunidades pela falta de investimento, principalmente em educação, e que não os permite evoluir. Por isso, avaliou os programas impulsionados por sua Administração que permitem que os índios americanos “não tenham que abandonar as terras de seus antepassados” para buscar oportunidades em outros lugares.

Entre elas destacou os programas de acesso a serviços básicos de saúde e o plano do Departamento de Justiça para combater os problemas de criminalidade nas reservas.

Obama, que irá à Califórnia para um evento de arrecadação de fundos e fará o discurso de graduação em uma universidade, se reuniu com líderes tribais e assistiu a uma cerimônia de honra a veteranos de guerra dos EUA da tribo Sioux.

Os Estados Unidos têm cerca de 5,2 milhões de índios nativos, o que representa, aproximadamente, 2% da população total. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.