Obama destaca com Santos os “progressos” no processo de paz colombiano
Cidade do Panamá, 11 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou neste sábado os “progressos” no processo de paz na Colômbia ao reunir-se, durante a Cúpula das Américas, com o presidente Juan Manuel Santos, cujos esforços para resolver os “desafios” pendentes seguirão contando com seu apoio.
Obama e Santos realizaram um encontro bilateral após sua participação na primeira sessão plenária da VII Cúpula das Américas, da qual ambos participam no Panamá.
O presidente americano ressaltou durante a reunião os “progressos” no processo de paz entre o governo de Santos e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), segundo indicou depois a porta-voz de meios de comunicação hispânicos da Casa Branca , Katherine Vargas.
Vargas detalhou que Obama transmitiu a Santos seu “apoio” para resolver os “desafios” pendentes no processo, entre eles o assunto dos direitos das vítimas e outros vinculados ao “fim do conflito”.
Além disso, Obama enfatizou que a recente designação do enviado especial dos EUA para o processo de paz na Colômbia, Bernie Aronson, simboliza a “esperança compartilhada” em que se alcance uma “paz estável e duradoura”.
Hoje, em seu discurso na primeira sessão plenária da Cúpula, Santos reiterou que é otimista e que espera que esse processo de paz consiga pôr fim a um conflito “anacrônico”.
Obama e Santos também abordaram durante sua reunião diversos temas regionais e iniciativas para “expandir a prosperidade, segurança e democracia nas Américas”, de acordo com a Casa Branca.
Além disso, o encontro serviu para ressaltar a importância da “aliança” entre EUA e Colômbia, fundada em valores compartilhados e uma longa história de cooperação bilateral. EFE
mb/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.