Obama diz que Putin está “assustando” vizinhos e prejudicando economia russa
Washington, 3 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que a política improvisada e de orientação nacionalista de Vladimir Putin está assustando os vizinhos da Rússia e prejudicando a economia do país.
“Acho que a situação na Ucrânia o pegou de surpresa. A postura que adotou está funcionando para ele na Rússia, apesar de Moscou estar se isolando completamente em nível internacional”, afirmou Obama durante um encontro com líderes empresariais americanos.
Além disso, o presidente dos EUA disse que não se sente otimista sobre uma mudança de atitude de Putin.
Obama classificou sua relação com o presidente russo como “direta e franca”. Mas chamou de “muito produtivo” o relacionamento com o atual primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, quando ele era chefe do Executivo russo.
Por outro lado, Obama se mostrou muito mais otimista em relação à China e avaliou que Pequi tem um “forte interesse em manter boas relações com os EUA”.
“Nós também queremos uma relação construtiva com a China”, comentou o presidente americano, que realizou em novembro uma visita de estado ao país asiático e se reuniu com o presidente Xi Jinping.
“Xi se consolidou no poder de uma maneira mais rápida e ampla que ninguém desde Deng Xiaoping”, afirmou Obama, apesar de alertar sobre problemas em temas como os direitos humanos e o tratamento aos dissidentes políticos na China.
Sobre o Oriente Médio, Obama afirmou que a região está vivendo uma mudança de geração, o que torna a situação mais complicada e perigosa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.