Obama diz que tensão entre EUA e Rússia pela Ucrânia “não é Guerra Fria”

  • Por Agencia EFE
  • 28/05/2014 14h14

West Point (EUA.), 28 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que a tensão entre os EUA e a Rússia pela situação na Ucrânia não representa um retorno à Guerra Fria, pois ao invés de se tratar de um enfrentamento de dois blocos, hoje a Rússia está “isolada”.

“As ações recentes da Rússia na Ucrânia lembram os dias quando os tanques soviéticos entraram no leste da Europa. Mas isto não é a Guerra Fria”, disse Obama em discurso sobre política externa na Academia Militar de West Point, em Nova York.

“Nossa capacidade de dar forma à opinião mundial ajudou a isolar a Rússia imediatamente. Devido à liderança americana, o mundo condenou imediatamente as ações da Rússia”, opinou.

Em março, a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia após a realização de um referendo, no qual a maioria da população local, em sua maioria de origem russa, votou a favor da independência. A consulta foi rejeitada pelos EUA e a União Europeia (UE).

O líder americano citou a imposição coordenada de sanções ao lado da UE e do G-7, a cooperação da Otan e a ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Ucrânia, além do apoio dos observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

“Esta mobilização da opinião mundial e das instituições serviu como um contrapeso à propaganda russa, a presença das tropas russas na fronteira (com a Ucrânia) e as milícias armadas”, argumentou.

Obama ressaltou que neste fim de semana foram realizadas eleições presidenciais na Ucrânia com “milhões de votos”, e reconheceu que ainda não é possível saber “como se desenvolverá a situação”. Para o presidente, ainda “haverá graves desafios” pela frente.

“Ficar ao lado de nossos aliados e em nome da ordem internacional deu uma oportunidade ao povo ucraniano para escolher seu futuro”, afirmou Obama.

O presidente descreveu a situação na Ucrânia como um dos “novos perigos” que o mundo enfrenta, entre os quais citou “a agressão da Rússia contra antigos Estados soviéticos” e “a preocupação dos vizinhos da China com o poder econômico e o alcance militar” do país asiático. EFE

llb-jmr/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.