Obama e Castro conversarão neste sábado durante a Cúpula das Américas

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2015 17h32
  • BlueSky

Cidade do Panamá, 10 abr (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e Cuba, Raúl Castro, dialogarão amanhã durante a Cúpula das Américas da qual ambos participam no Panamá, antecipou nesta sexta-feira a Casa Branca ao reiterar que, por enquanto, não está programado um encontro formal entre ambos.

“Antecipamos que (Obama e Castro) terão um diálogo amanhã às margens da cúpula”, explicou aos jornalistas o assessor adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes.

O assessor de Obama disse depois que os dois líderes estarão juntos esta noite na cerimônia oficial de inauguração da cúpula e no jantar ao qual estão convidados os líderes do continente, mas esclareceu que não prevê um diálogo entre eles hoje, mas amanhã.

Rhodes não deu detalhes da hora do encontro entre Obama e Castro nem de como será a “estrutura” de sua reunião.

Sobre a conversa telefônica que Obama e Castro tiveram na quarta-feira antes da cúpula, Rhodes declarou que esteve centrada em revisar o processo para a histórica normalização das relações diplomáticas bilaterais anunciada em dezembro.

O assessor de Obama não quis esclarecer quem ligou para quem, mas destacou que foi uma ligação realizada “de mútuo acordo”.

A conversa telefônica desta quarta-feira foi a segunda entre Obama e Castro após a que tiveram no último dia 16 de dezembro, um dia antes do anúncio sobre a aproximação bilateral.

O esperado primeiro tête-à-tête entre Obama e Raúl Castro acontecerá após outra histórica reunião protagonizada nesta quinta-feira pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, que foi a de mais alto nível entre os dois países desde 1958, tal como confirmou hoje Rhodes. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.