Obama e Castro se reúnem na ONU e devem discutir fim do embargo

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2015 10h03
EFE Barack Obama cumprimenta Raúl Castro durante funeral de Nelson Mandela

Os Estados Unidos estão próximos de tomar um passo definitivo para a reaproximação com Cuba. Nesta terça-feira (29), Barack Obama e Raúl Castro vão se reunir em Nova York em virtude da Assembleia Geral da ONU.

A tônica do encontro deverá ser o fim do embargo econômico imposto pelo governo norte-americano à ilha, em 1962. Discursando nas nações Unidas, o presidente Barack Obama fez pela primeira vez um apelo para que o congresso ponha fim à sanção.

“Por 50 anos, os Estados Unidos mantiveram uma política que falhou ao tentar melhorar a vida dos cubanos. Nós mudamos isso”, afirmou Obama. O presidente ainda disse que as divergências com Cuba continuam, mas as diferenças serão resolvidas no meio diplomático. Medidas como o embargo devem ser encerradas e o congresso, segundo Obama, vai ajudar nisso.

Para conseguir o fim do bloqueio, Obama deve convencer os republicanos, que acham que o presidente não tem atacado a falta de liberdade de expressão na ilha.

Por outro lado, Raúl Castro segue repercutindo o discurso de que o embargo é o principal obstáculo para o desenvolvimento econômico de Cuba.

Informações do repórter Jovem Pan Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.