Obama e Putin falam sobre Ucrânia, Síria e Irã durante cúpula da Apec
Pequim, 11 nov (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta terça-feira por três ocasiões às margens da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) e abordaram a situação na Ucrânia, Síria e Irã.
A informação foi transmitida por Bernadette Meehan, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, que disse que os dois governantes conversaram ao todo entre 15 e 20 minutos.
Ontem os dois líderes se encontraram mais não conversaram com mais profundidade. Os EUA ameaçam impor mais sanções contra Moscou pelo fato da Rússia ter reconhecido as eleições separatistas realizadas no leste da Ucrânia há nove dias.
O encontro entre Obama e Putin de hoje também foi confirmado pelo porta-voz do chefe do Kremlin, Dmitri Peskov. Segundo ele, as “pausas da cúpula foram aproveitadas para Putin falar brevemente com o presidente Obama.
“Os dois conversaram de maneira breve mas abordaram os temas das relações bilaterais, Síria, Ucrânia e o Irã”, acrescentou.
A porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, advertiu ontem à Rússia de que se o país continuar com suas ações para “desestabilizar” o leste da Ucrânia e armar os separatistas pró-Rússia “haverá mais consequências” para Moscou.
Esta é a primeira vez que Putin e Obama falam sobre a Ucrânia desde uma breve conversa que mantiveram durante as comemorações na França do 70º aniversário do Desembarque da Normandia, em junho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.