Obama explica a líderes árabes termos do acordo com Irã

  • Por Agencia EFE
  • 03/04/2015 20h50

Washington, 3 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou com representantes do Conselho de Cooperação do Golfo para explicar pessoalmente os termos do acordo preliminar com o Irã sobre o programa nuclear do país.

Obama falou com o rei do Barein, Hamad al-Khalifa; o príncipe dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed al-Nahyan, e os emires do Kuwait e Catar, Sabah al-Ahmad e Amir Tamin al Thani, respectivamente.

O líder americano assegurou que “nada está estipulado até que tudo esteja de acordo”, em referência aos três meses que restam até que sejam detalhados os termos técnicos do acordo nuclear para assegurar que o Irã tenha fins pacíficos em seu desenvolvimento nuclear.

Obama ressaltou que após os últimos meses de negociação, os EUA se certificarão de que o acordo é “durável e com uma solução integral e verificável, que garanta a natureza pacífica do programa nuclear iraniano”.

Além disso, o presidente americano reiterou aos líderes árabes que trabalhou com seus respectivos países para fazer frente às “atividades desestabilizadoras do Irã na região”.

A Arábia Saudita e os outros países do Conselho do Golfo mostraram preocupação pelo intervencionismo do Irã no Iêmen, onde xiitas houthis tomaram controle de grande parte do país, assim como nos conflitos na Síria e no Iraque.

Outro ponto preocupante é que um Irã com armas nucleares abre a possibilidade de proliferação nuclear entre seus adversários árabes sunitas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.