Obama explica por telefone a Netanyahu acordo preliminar com o Irã

  • Por Agencia EFE
  • 02/04/2015 22h54

Washington, 2 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta quinta-feira ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para explicar-lhe o acordo preliminar fechado entre as potências do G5+1 e o Irã sobre o programa nuclear de Teerã.

“O presidente enfatizou que, embora nada esteja acertado até que tudo esteja acertado, o acordo preliminar com o Irã representa um progresso significativo rumo a uma solução duradoura que evite que o Irã desenvolva a bomba atômica e garanta a natureza pacífica de seu programa nuclear”, informou a Casa Branca em nota.

“O presidente ressaltou, além disso, que o progresso nas negociações nucleares com o Irã não reduz de nenhuma maneira as preocupações dos Estados Unidos em relação ao patrocínio do terrorismo por parte do Irã e as ameaças a Israel”, acrescenta a nota.

Obama aproveitou sua conversa com Netanyahu para reafirmar o compromisso de seu país com a segurança de Israel, em um contexto de tensões entre os dois países por conta das negociações com o Irã.

“O presidente disse a Netanyahu que ordenou a sua equipe de segurança nacional que aumente suas consultas com o novo governo israelense sobre como fortalecer a cooperação em segurança com Israel e permanecer atentos para conter as ameaças do Irã”, explicou a Casa Branca.

“Não é nenhum segredo que o primeiro-ministro israelense e eu não estamos de acordo em se os Estados Unidos deveriam seguir em frente com uma solução pacífica para a questão iraniana. Se, de fato, o primeiro-ministro Netanyahu está buscando a maneira mais eficaz de garantir que o Irã não consiga uma arma nuclear, esta é a melhor opção”, comentou o Obama. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.