Obama fala com colega queniano sobre atentado de Al Shabab em universidade

  • Por Agencia EFE
  • 03/04/2015 20h12

Washington, 3 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou nesta sexta-feira com seu colega queniano, Uhuru Kenyatta, para dar-lhe os pêsames pelo “brutal” assassinato de 147 pessoas em um ataque do grupo terrorista Al Shabab em uma universidade no leste do Quênia.

Em comunicado, o presidente e sua esposa, Michelle, expressaram seu “horror e tristeza” pelo atentado da universidade de Garissa.

Os terroristas conseguiram aceder às residências onde se alojam os universitários no campus após enfrentar em um tiroteio os policiais que guardavam a entrada desta região.

Os atacantes executaram um a um os estudantes, após perguntar a eles se não eram muçulmanos.

“As palavras não podem expressar adequadamente as atrocidades terroristas que aconteceram na universidade de Garissa, onde homens e mulheres inocentes foram massacrados brutal e descaradamente”, afirmou Obama.

O presidente americano assegurou que “o futuro do Quênia não ficará definido pela violência e o terror; tomará forma pelos jovens como os da universidade de Garissa, por seu talento, suas esperanças e suas conquistas”.

O líder reiterou o apoio dos EUA para lutar contra a milícia islamita de Al Shabab e lembrou que transmitirá essa mesma mensagem quando visitar o país africano em julho.

Segundo a Casa Branca, Obama e o presidente queniano tratarão nessa visita “o fortalecimento da cooperação antiterrorista” e continuarão construindo conjuntamente um “futuro próspero para o Quênia e toda a região”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.