Obama felicita presidente eleito do Afeganistão por acordo de união nacional
Washington, 21 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu neste domingo ao presidente eleito do Afeganistão, Ashraf Gani, e ao seu oponente nas eleições, Abdullah Abdullah, que permitiram a primeira transição democrática do país.
A Casa Branca explicou em comunicado que Obama, que está passando o fim de semana em Camp David, telefonou para Gani e Abdullah para felicitá-los pelo acordo para formar um governo de união nacional e “salvaguardar a primeira transição democrática e pacífica da história do Afeganistão”.
Obama agradeceu aos dois por abrirem mão de sua liderança em favor do interesse nacional e reiterou o compromisso dos Estados Unidos com o novo Executivo.
Gani e Abdullah assinaram o acordo que põe fim à crise eleitoral após três meses de disputas em uma cerimônia realizada ao meio-dia (horário local) no palácio do presidente em fim de mandato, Hamid Karzai.
Gani ocupará o cargo de presidente, enquanto o derrotado Abdullah será o chefe do Executivo, um posto criado para acabar com a paralisia.
Em comunicado, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, felicitou o presidente eleito Gani e parabenizou aos dois líderes por terem trabalhado em prol de um governo de união nacional. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.