Obama felicita rei Juan Carlos I por seu reinado “histórico”

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2014 23h31

Washington, 15 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou neste domingo para o rei Juan Carlos I da Espanha para felicitá-lo por seu reinado “histórico”, em antecipação da coroação esta semana de seu filho, o príncipe Felipe, que acontecerá na próxima quinta-feira.

O presidente agradeceu ao rei sua “promoção constante” da democracia na Espanha e seu compromisso com o desenvolvimento de “fortes relações transatlânticas”, disse a Casa Branca.

Ambos reafirmaram os “fortes laços” de amizade entre EUA e Espanha que “continuam se aprofundando”, acrescentou a residência presidencial.

O presidente Barack Obama recebeu o rei Juan Carlos I em fevereiro de 2010 na Casa Branca e durante sua reunião ambos evidenciaram a excelência das relações bilaterais.

Os reis da Espanha, Juan Carlos e Sofía, receberam esse verão no Palácio de Marivent, em Mallorca (Ilhas Baleares), a primeira-dama, Michelle Obama, e a sua filha Sasha, que passavam suas férias na Espanha.

Os reis ofereceram um almoço privado do qual também participou a princesa das Astúrias, Letizia Ortiz, mas não o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, porque ele estava na Colômbia para representar a Espanha na posse do presidente Juan Manuel Santos.

Don Felipe também mantém uma relação especial com os EUA, já que estudou entre 1993 e 1995 um mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Georgetown em Washington, e como príncipe realizou várias visitas oficiais ao país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.