Obama garante que vetará qualquer tentativa de revogação de suas reformas
Washington, 20 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou nesta terça-feira, durante seu discurso do Estado da União no Congresso, que vetará qualquer tentativa de revogar suas reformas em matéria de saúde, imigração e no sistema financeiro.
“Não podemos pôr a segurança das famílias em risco através da eliminação de seu seguro de saúde, ou desmontar as novas regras em Wall Street, ou travar de novo batalhas passadas em matéria de imigração, quando temos um sistema para regulá-lo”, insistiu o presidente.
“E se um projeto de lei vem a minha mesa tentando fazer alguma dessas coisas, conseguirá meu veto”, destacou o líder diante do Capitólio, que pela primeira vez em seu mandato é totalmente controlado pela oposição republicana.
Os conservadores tentaram derrubar sua histórica reforma da saúde de 2010 em quase 50 oportunidades e começaram o ano de 2015 votando pela anulação das ações executivas em matéria migratória promovidas de maneira unilateral pelo presidente em novembro do ano passado.
A reforma da saúde é provavelmente a maior de suas conquistas políticas até o momento, enquanto conseguir uma reforma migratória integral, com o aval do Congresso, é uma de suas grandes promessas que ainda não foram cumpridas, por isso Obama finalmente decidiu tomar medidas executivas.
Além disso, a reforma financeira Dodd-Frank, promovida no início de seu mandato e que pretende revisar as decisões tomadas em Wall Street para não repetir uma crise como a de 2008, é outro dos desafios que terá que tratar com os republicanos, que a consideram muito restritiva. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.