Obama inicia na Polônia giro pela Europa, onde deverá tratar crise na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2014 01h55
  • BlueSky

Varsóvia, 3 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia nesta terça-feira uma viagem pela Europa na Polônia, onde ficará por dois dias e se encontrará com líderes da região, além de participar das comemorações do 25º aniversário das primeiras eleições democráticas do país após o período comunista.

A crise na Ucrânia será o tema principal da agenda de Obama em Varsóvia, a capital polonesa, onde amanhã se reunirá com o presidente eleito da ex-república soviética, Petro Poroshenko.

Está previsto que Obama chegue a Varsóvia durante a manhã, por volta das 9h50 locais, no aeroporto militar de Okecie.

O presidente dos EUA vai aproveitar sua presença nas instalações militares para manter um breve encontro com pilotos militares americanos que fazem parte do contingente de 150 soldados que os Estados Unidos enviaram à Polônia há algumas semanas, coincidindo com a crise ucraniana.

Obama chegará acompanhado do secretário de Estado John Kerry, que faz sua segunda viagem oficial à Polônia, depois de visitar o país em 2011.

Em Varsóvia, o presidente americano se reunirá hoje com o chefe de Estado e o primeiro-ministro da Polônia, Bronislaw Komorowski e Donald Tusk, respectivamente, com quem deverá analisar a crise na Ucrânia e o desenvolvimento da cooperação militar.

Obama também conversará com os presidentes de alguns países da Europa Central e Oriental, presentes na cidade para assistir à festa do Prêmio à Solidariedade, concedido em sua primeira edição ao ex-dissidente soviético e líder do Movimento Nacional Tártaro da Crimeia, Mustafah Djemilev.

Amanhã, Obama se reunirá com o presidente eleito da Ucrânia e depois assistirá a comemoração dos 25 anos das primeiras eleições parcialmente livres realizadas na Polônia, o pleito que estabeleceu o caminho rumo à democracia e o fim do regime comunista.

Em seguida, o presidente americano irá até Bruxelas, para uma reunião de líderes do G7, e seu último destino será a Normandia, onde participará da comemoração do 70º aniversário do desembarque aliado durante a Segunda Guerra Mundial no dia 6 de junho. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.