Obama irá até base aérea para receber papa Francisco na chegada aos EUA
Washington, 9 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, se deslocarão à base aérea de Andrews, nos arredores de Washington, para receber o papa Francisco em sua chegada ao país no dia 22 de dezembro, procedente de Cuba, anunciou nesta quarta-feira a Casa Branca.
A informação foi antecipada aos jornalistas no avião presidencial pelo porta-voz-adjunto da Casa Branca, Eric Schultz.
Em um gesto pouco habitual, o presidente dará, ao lado da primeira-dama, boas-vindas ao pontífice quando ele aterrissar para sua primeira visita oficial aos EUA, vindo de Cuba.
Schultz admitiu que não é “comum” que um presidente americano vá receber em Andrews um líder estrangeiro que chega ao país. No entanto, o porta-voz destacou que há precedentes, citando como exemplo a ocasião em que o ex-presidente George W. Bush foi até à base aérea para o desembarque do papa Bento XVI em 2008.
Durante sua estadia em Washington, o papa Francisco se reunirá com Obama na Casa Branca e realizará a missa de canonização do franciscano espanhol Junípero Serra, evangelizador e fundador de várias missões no estado da Califórnia e no México no século XVIII, entre outras atividades.
O pontífice viaja a Nova York no dia 24 de setembro para celebrar uma grande missa no Madison Square Garden e discursar durante a Assembleia Geral da ONU.
Francisco deixará Nova York dois dias depois, no dia 26, para fechar a passagem pelos EUA na Filadélfia, onde participará do encerramento do Encontro Mundial das Famílias.
Segundo uma pesquisa divulgada na semana passada, 66% dos americanos tem uma opinião “favorável” ou “muito favorável” do pontífice. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.