Obama, Merkel, Cameron e Komorowski prometem pacote de ajuda à Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2014 23h03

Washington, 2 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou neste domingo com a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o presidente polonês, Bronislaw Komorowski, e todos se comprometeram a trabalhar juntos em um pacote de ajuda à Ucrânia que ajude a estabilizar seu economia.

A Casa Branca informou que os quatro dirigentes expressaram “grave preocupação pela clara violação da Rússia da soberania e integridade territorial da Ucrânia, uma ruptura do direito internacional e uma ameaça para a paz e a segurança”.

Os quatro líderes destacaram a necessidade de Ucrânia e Rússia “começarem um diálogo imediatamente”, com mediação internacional se for preciso.

Também ressaltaram a importância de a comunidade internacional se manter unida “em apoio da lei e aos esforços do governo da Ucrânia de realizar eleições em maio, de modo que o povo ucraniano possa decidir sobre seu futuro nesta hora histórica”.

Os líderes também prometeram “trabalhar juntos em um pacote de assistência financeira multilateral e bilateral para ajudar a Ucrânia”, enquanto inicia as urgentes reformas necessárias para estabilizar sua economia.

O presidente Obama reiterou seus interlocutores o durável compromisso dos Estados Unidos com a segurança e a democracia na Europa oriental, concluiu o comunicado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.