Obama “não desistirá” até cumprir promessa de fechar Guantánamo

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2015 01h48
  • BlueSky

Washington, 20 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta terça-feira, em seu discurso anual do Estado da União no Congresso, que “não desistirá” até cumprir com sua promessa de fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba, onde ainda há 122 detidos.

“Desde que assumi o cargo de presidente, trabalhamos de forma responsável para reduzir a população de Guantánamo à metade. E chegou a hora de finalizar o trabalho. Estou decidido e não desistirei até que fechemos a prisão. Nós não somos assim”, disse Obama em seu pronunciamento.

“Todos nós que vivemos nos Estados Unidos temos um compromisso profundo com a justiça, por isso não há nenhum sentido gastar US$ 3 milhões por prisioneiro para manter aberta uma prisão que o mundo inteiro condena e é utilizada pelos terroristas para recrutar”, acrescentou em discurso que este ano coincide com o sexto aniversário de sua posse.

O fechamento de Guantánamo é uma das grandes promessas eleitorais de Obama que ainda estão pendentes desde a sua primeira campanha, em 2008.

Sua Administração trabalha contra o relógio para fechar o centro de detenção nos dois anos de mandato que restam, mas enfrenta a ferrenha oposição dos republicanos, que assumiram o controle absoluto do Congresso após as eleições legislativas de novembro.

No último mês, Obama transferiu 20 presos: quatro para Omã, um para a Estônia, seis para o Uruguai, quatro foram repatriados ao Afeganistão e outros cinco enviados ao Cazaquistão.

Após os recentes ataques terroristas em Paris, a oposição republicana no Senado apresentou um projeto de lei para limitar a capacidade do presidente na hora de transferir os presos de Guantánamo.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.