Obama nomeará hoje Ashton Carter como novo secretário de Defesa
Washington, 5 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá indicar Ashton Carter como novo secretário de Defesa após Chuck Hagel renunciar ao cargo na semana passada, informaram fontes da Casa Branca.
Obama fará o anúncio na Casa Branca, às 10h locais (13h de Brasília), acompanhado por Hagel e Carter, segundo fontes oficiais que preferiram manter o anonimato.
O nome de Ashton Carter, “número dois” do Pentágono entre outubro de 2011 e dezembro de 2013, como possível substituto ao cargo surgiu logo após a renúncia de Hagel. Nos últimos dias fontes oficiais confirmaram à imprensa sua indicação.
Carter, de 60 anos e especialista em segurança nacional, tem uma longa carreira no Departamento de Defesa e recebeu confirmação unânime do Senado em todos os postos que ocupou.
Formado em física e história medieval pela Universidade de Yale, Carter renunciou ao cargo de subsecretário de Defesa há um ano alegando motivos pessoais e porque, aparentemente, sentia-se incômodo obedecendo Hagel devido as suas aspirações de comandar a pasta.
Em 2013, quando Leon Panetta renunciou, seu nome chegou a ser ventilado para assumir o posto, mas Hagel foi nomeado.
Antes de se tornar o “número dois” do Pentágono, Carter foi o chefe do departamento de compras de armamento, e liderou o corte orçamentário que começou em 2012 e representará uma economia de US$ 500 bilhões em uma década.
Hagel, ex-senador republicano e veterano da Guerra do Vietnã, renunciou em 24 de novembro após menos de dois anos no cargo.
Durante seu mandato, Hagel teve grandes desavenças com assessores próximos a Obama sobre questões como o conflito sírio e o processo de transferência a outros países dos presos da prisão de Guantánamo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.