Obama nomeia ex-assessor de Clinton como advogado da Casa Branca

  • Por Agencia EFE
  • 22/04/2014 00h05

Washington, 21 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta segunda-feira Neil Eggleston como novo advogado da Casa Branca, um veterano que foi membro da equipe jurídica que lidou com o escândalo da estagiária Monica Lewinsky durante a Presidência de Bill Clinton (1993-2001).

Eggleston, um advogado de prestígio que trabalha no conhecido escritório Kirkland and Ellis, substituirá Kathy Ruemmler, a atual advogada da Casa Branca, um cargo cuja função é assessorar o presidente sobre assuntos legais relacionados com a sua Administração.

“Neil fornecerá experiência e credenciais extraordinárias para nossa equipe. Tem uma paixão pelo serviço público e é conhecido por sua meticulosidade e capacidade de previsão”, disse Obama no comunicado em que anunciou a nomeação.

Eggleston ganhou renome como parte da equipe jurídica do governo de Bill Clinton durante as investigações das transações financeiras do presidente pelo Congresso, conhecidas como o caso Whitewater, e a averiguação independente que fez sobre a relação entre o então presidente e Monica Lewinsky.

Além disso, fez parte do comitê especial da Câmara dos Representantes que apurou o escândalo “Irã-Contra” sobre o desvio secreto de recursos financeiros para a guerrilha anti-sandinista da Nicarágua em 1986 e 1987, durante a Administração de Ronald Reagan.

Obama afirmou que está “eternamente agradecido” com o trabalho de Kathy, que decidiu deixar o cargo depois de mais de três anos, e elogiou “sua inteligência, seu julgamento impecável e, sobretudo, sua capacidade de alertar sobre coisas que ninguém mais se deu conta”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.