Obama nomeia Roberta Jacobson como nova embaixadora no México
Washington, 1 jun (EFE).- O presidente dos estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta segunda-feira Roberta Jacobson, secretária de Estado adjunta para a América Latina e chefe negociadora do país no histórico reatamento de relações com Cuba, como nova embaixadora do país no México, informou a Casa Branca em comunicado.
Jacobson substituirá Anthony Wayne, embaixador desde 2011, se for confirmada pelo Senado, que deve aprovar as nomeações de embaixadores pelo presidente.
Obama, que também nomeou hoje outros três funcionários de alta categoria para cargos de agências federais, afirmou que os indicados “demonstraram conhecimento e dedicação ao longo de suas carreiras”.
Como encarregada de assuntos diplomáticos para a América Latina, cargo que ocupou após dois anos como subsecretária, Jacobson liderou a histórica reaproximação dos Estados Unidos com Cuba, anunciada em dezembro do ano passado e negociada em segredo durante meses.
Após esse anúncio conjunto dos presidentes dos dois países, Barack Obama e Raúl Castro, Jacobson teve pelo menos quatro rodadas de reuniões com Cuba para promover o avanço na reabertura de embaixadas ou a suspensão de parte das sanções econômicas.
A secretária de Estado adjunta é uma das diplomatas de mais alto perfil do governo de Barack Obama e é uma especialista nas relações norte-americanas, algo que previsivelmente contribuirá para que sua confirmação avance sem grandes sobressaltos no Senado.
Entre 2007 e 2010, Jacobson, que fala fluentemente espanhol, trabalhou como subsecretária adjunta para o Canadá, o México e assuntos relacionados com o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), e de 2003 a 2007 foi diretora do Escritório de Relações com o México. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.