Obama oferece ajuda a Hollande para capturar autores de atentado de Paris

  • Por Agencia EFE
  • 07/01/2015 22h09
  • BlueSky

Washington, 7 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou pessoalmente nesta quarta-feira suas condolências ao presidente francês, François Hollande, pelo atentado contra a revista satírica “Charlie Hebdo” e ofereceu ajuda para capturar seus autores.

A Casa Branca indicou que, no telefonema, Obama ofereceu “recursos” e parceria com a França “para identificar, capturar e levar à Justiça os responsáveis e todos aqueles que ajudaram a planejar ou facilitar este ataque terrorista”.

Obama, que falou com Hollande desde o Air Force One onde estava a caminho de Detroit, reiterou que “nossos pensamentos e orações estão com as vítimas e seus entes queridos”.

“Nós americanos estamos do lado do povo francês após esta atrocidade”, acrescentou o comunicado da Casa Branca.

Hollande agradeceu as expressões de apoio dos EUA e informou a Obama sobre as últimas novidades da investigação.

Antes de voar o presidente americano qualificou os atentados de “covardes” e “malvados” e um ataque contra a liberdade de expressão que “põe em relevo o grau no qual estes terroristas temem a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa”.

Obama afirmou que os Estados Unidos apresentarão “toda a assistência possível” em matéria antiterrorista.

A imprensa francesa afirmou que as forças de segurança francesas já identificaram os três supostos responsáveis pelo ataque à sede do “Charlie Hebdo”.

O governo francês elevou o alerta antiterrorista para o máximo e mobilizou mais de três mil membros das forças de segurança na operação de busca e captura dos autores do atentado.

O FBI ofereceu toda sua colaboração desde Washington e de seus escritórios regionais para determinar quem são os autores materiais e os possíveis cúmplices do atentado de Paris. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.