Obama oferece suas condolências pela morte de ex-ministro saudita
Washington, 9 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu nesta quinta-feira suas condolências pelo falecimento do ex-ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Saud al Faisal, e transferiu seu pesar à família do ex-chanceler e ao monarca do país, o rei Salman.
Em comunicado, o líder americano qualificou Faisal de “diplomata consumado e comprometido”, e assegurou que várias gerações de líderes dos EUA “se beneficiaram” da “perspectiva pensativa, do carisma, da desenvoltura e da habilidade diplomática” do ex-ministro.
“Sendo o ministro das Relações Exteriores mais veterano do mundo, Faisal viveu alguns dos períodos de maiores desafios na região. O tempo todo, avançou rumo aos objetivos de paz, fosse negociando o fim da guerra civil no Líbano, ou ajudando a lançar a Iniciativa de Paz Árabe”, indicou o presidente dos EUA.
Obama também garantiu que o ex-ministro estava “comprometido” com a importância da relação entre EUA e Arábia Saudita e na busca pela estabilidade e segurança no Oriente Médio e além, por isso, seu legado “será lembrado no mundo todo”.
O ex-ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Saud al Faisal, morreu nesta quinta-feira aos 75 anos de idade, pouco mais de dois meses após ser substituído no cargo por motivos de saúde, informou o porta-voz desse Ministério, Usama Nugali.
Faisal, que foi substituído no dia 29 de abril pelo antigo embaixador em Washington, Adel al Yobeir, após 40 anos no cargo, foi o ministro das Relações Exteriores de todo o mundo que mais tempo esteve no comando desta pasta. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.