Obama ordenará fim de espionagem de ligações telefônicas

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 11h46

Washington, 17 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenará uma transição que porá um fim ao programa da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) que colhe registros das ligações telefônicas, segundo informou nesta sexta-feira a imprensa americana.

Cerca de sete meses depois que o ex-funcionário terceirizado da NSA, Edward Snowden, começou a revelar as operações secretas que espionam ligações telefônicas e comunicações pela internet, Obama anunciará hoje suas decisões sobre as recomendações que recebeu para a modificação dessas práticas.

A emissora “CBS” informou que, segundo suas fontes, o programa de espionagem das ligações telefônicas também será modificado para incluir o requisito de uma ordem judicial antes que o Governo revise os registros das comunicações.

Segundo as revelações de Snowden, a NSA não espionou diretamente o conteúdo das ligações telefônicas entre centenas de milhões de pessoas, mas colheu os “metadados” que registram os números, as horas, a data e a duração dessas chamadas.

Em dezembro do ano passado um grupo assessor convocado por Obama entregou 46 recomendações para a reforma destes programas que geraram protestos dentro e fora dos EUA, e as queixas das companhias de comunicações telefônicas e pela internet.

O jornal “Politico”, que também cita fontes governamentais as quais não identifica, assinalou que o presidente Obama pedirá ao secretário de Justiça, Eric Holder, e às agências de inteligência que lhe apresentem antes do dia 28 de março um plano detalhado para que esses registros de chamadas permaneçam em mãos das empresas privadas.

O plano, segundo os informantes, é que o Governo terá acesso aos “metadados” só se houver uma causa que justifique a ordem judicial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.