Obama parabeniza futuro primeiro-ministro da Índia e o convida aos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2014 19h34

Washington, 16 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta sexta-feira para futuro primeiro-ministro da Índia, o nacionalista hindu Narendra Modi, para parabenizá-lo por sua vitória e convidá-lo a visitar Washington com a promessa que seu governo lhe concederá o visto apesar de o ter negado várias vezes na última década.

“Obama se comprometeu a trabalhar de perto com Modi para tornar realidade a extraordinária promessa da aliança estratégica entre EUA e Índia”, indicou o porta-voz da Casa Branca , Jay Carney, em comunicado.

Ambos acertaram continuar aumentando e aprofundando a ampla cooperação entre as duas democracias. Nesse sentido, Obama convidou o primeiro-ministro para uma visitar Washington em um momento em que seja conveniente para os dois.

Em várias ocasiões, os Estados Unidos negaram a Modi o visto de visita após os testemunhos que o envolvem no massacre em massa de quase mil muçulmanos que ocorreu em 2002 no estado de Gujarat, que ele governa. Perguntado a respeito em sua entrevista coletiva diária, Carney garantiu que “o primeiro-ministro da Índia será bem-vindo nos Estados Unidos” caso queira visitar o país.

“O primeiro-ministro de Índia receberá um visto para viajar os EUA. Não prevejo que haverá qualquer problema nesse aspecto”, afirmou.

No mesmo sentido, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, garantiu em comunicado que Modi “será bem-vindo” nos EUA e que, uma vez no poder, poderá solicitar um visto A-1, como outros chefes de governo do mundo.

“Parabenizo a Índia e o povo indiano em uma eleição nacional histórica, na qual houve mais eleitores que emitiram seu voto de forma livre e justa do que em qualquer eleição na história da humanidade”, disse Carney em sua entrevista coletiva.

O porta-voz estendeu as felicitações ao BJP (Partido do Povo Indiano), e parabenizou o partido pela vitória em uma eleição que classificou como “histórica”. Ele afirmou que os Estados Unidos estão “desejosos de trabalhar de perto uma vez que o governo seja formado”.

Carney também agradeceu ao primeiro-ministro da Índia que se despede, Manmohan Singh, pelo papel desempenhado na transformação da aliança estratégica que mantiveram durante os últimos dez anos no poder, e confiou em que essa relação permanecerá se fortalecendo com Modi à frente do governo indiano.

O partido de Modi venceu com ampla maioria e impôs ao Partido do Congresso, que governa a Índia praticamente desde a independência, sua pior derrota nas urnas. O pleito durou cinco semanas e participação recorde de 66,3% em um universo de 551 milhões de eleitores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.