Obama pede a líderes do Sudão do Sul que busquem paz e reconciliação

  • Por Agencia EFE
  • 12/12/2014 14h29

Washington, 12 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sexta-feira aos líderes do Sudão do Sul que “busquem a paz” e trabalhem pela reconciliação para “honrar” as vítimas do conflito político iniciado nesse país há um ano.

“Hoje faço um apelo aos líderes do Sudão do Sul a buscar a paz como uma maneira de honrar os que morreram”, disse Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.

Segundo Obama, “nas mãos” desses líderes – o presidente Salva Kiir, de etnia dinka, e o dirigente rebelde, Riek Machar, dos nueres e deposto como vice-presidente um ano antes – está “dar fim ao ciclo de violência” no país, assim como fazer com que os responsáveis das “atrocidades” cometidas prestem contas.

“Os habitantes do Sudão do Sul sofreram incontáveis e inimagináveis tragédias”, disse Obama, ao defender “a reconciliação pacífica” em lugar da violência, “pelo bem das gerações futuras”.

“Os EUA vão continuar sendo um amigo para aqueles que buscam a paz e o progresso e permanecerão ao lado do povo do Sudão do Sul”, concluiu Obama. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.