Obama pede ao Congresso lei que confirme os EUA como “um país de imigrantes”

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2015 05h10

Washington, 20 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira ao Congresso, em seu discurso do Estado da União, a aprovação de uma lei que confirme a tradição do país como “um país de leis e um país de imigrantes”.

“Todos podemos reconhecer algo de nós mesmos em um jovem estudante perseverante e estar de acordo que ninguém se beneficia quando uma mãe trabalhadora é separada de seu filho”, disse Obama em seu penúltimo discurso sobre o Estado da União no Capitólio.

Diante um Legislativo totalmente controlado pela oposição republicana, Obama voltou a pedir uma reforma migratória e defendeu a posição que o fez aprovar alguns benefícios que trarão alívio para 5 dos 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem no país.

Obama disse crer que ainda é possível melhorar e, por isso, pediu ação aos republicanos, que aprovem uma lei migratória e confirmem a tradição dos Estados Unidos como “um país de leis e um país de imigrantes”.

“Podemos brigar pelos votos durante as campanhas eleitorais – ressaltou Obama – mas, com certeza, podemos concordar que o direito ao voto é sagrado e que está sendo negado a muitas pessoas”.

O presidente, que recebeu nas urnas o apoio da comunidade latina em 2012, lembrou a manifestação em defesa dos direitos civis de 1965, mas marchas de Selma a Montgomery, que completam 50 anos e levaram à aprovação da Lei de Direito ao Voto.

Para Obama, este símbolo das conquistas do movimento de direitos civis dos anos 1960 deve servir como exemplo para que “democratas e republicanos se unam para fazer com que votar seja mais fácil para todos os americanos”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.