Obama pede que Congresso avalie acordo nuclear com Irã baseado nos fatos

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2015 19h18

Washington, 15 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta quarta-feira ao Congresso que avalie o acordo alcançado com o Irã sobre seu programa nuclear “se baseando em fatos e não na política”.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente americano ressaltou que todos os especialistas concordaram que, graças ao acordo com o Irã, o país persa não conseguirá desenvolver uma arma nuclear.

“Minha esperança é que todos no Congresso avaliem este acordo se baseando em fatos, não na política, não nas aparências baseadas em pressões, mas nos verdadeiros interesses dos Estados Unidos. Baseado em isso, a maioria do Congresso deveria apoiar este acordo”, afirmou Obama.

O presidente americano reconheceu não esperar esse respaldo da oposição republicana, no entanto, disse esperar um “debate robusto baseado em fatos e não na especulação”.

O presidente admitiu que existem “reais e legítimas preocupações” entre os legisladores, assim como as expressadas por Israel, um dos grandes opositores ao acordo.

“Há muito boas razões para que os israelenses estejam nervosos com a posição do Irã no mundo, mas também digo que todas essas ameaças se agravariam se o Irã alcançasse uma arma nuclear”, afirmou.

Apesar de reconhecer a legitimidade das preocupações dos mais céticos sobre o acordo, Obama insistiu que de todo modo “ninguém apresentou uma alternativa”.

“Estou ouvindo um monte de pontos que dizem que o acordo é historicamente ruim, mas o que não tenho ouvido é uma sugestão de alternativa enquanto 99% da comunidade internacional garante que isto evitará que o Irã alcance uma arma nuclear”, acrescentou.

O Congresso dos Estados Unidos tem a partir de agora 30 dias de sessão – 60, com o recesso de verão – para avaliar o conteúdo do acordo e votar a favor ou contra, mas necessitaria de uma supermaioria, de dois terços, para evitar que o veto de Obama caso o acordo não seja aprovado. EFE

rg/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.