Obama promete mais assistência às forças iraquianas

  • Por Agencia EFE
  • 08/06/2015 13h44

Elmau (Alemanha), 8 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta segunda-feira ao primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, que seu país aumentará “a capacitação e a assistência” às forças iraquianas na luta contra o Estado Islâmico (EI), ao admitir “retrocessos” no combate contra os jihadistas.

Obama e Abadi se reuniram no Palácio de Elmau, na Alemanha, no marco da cúpula do G7.

“Os desafios que enfrentamos continuam sendo significativos”, afirmou Obama perante os jornalistas sobre a campanha de bombardeios aéreos contra o grupo jihadista no Iraque e na Síria, na qual afirmou que houve “sucessos”, mas também “retrocessos”.

Segundo o presidente americano, o sucesso dessa campanha “depende de uma associação efetiva” entre a coalizão internacional que a executa, liderada pelos Estados Unidos, e o governo iraquiano. Entre outros pontos, o líder americano insistiu na necessidade de ser mais eficazes na hora de impedir o acesso ao armamento para “aqueles que estão dispostos a lutar” pelo EI.

Abadi, por sua vez, falou sobre a necessidade de impedir o “recrutamento” dos jihadistas e pediu esforços para compartilhar informação de inteligência em nível mundial.

“Precisamos da ajuda de nossos aliados e vamos ser capazes de derrotar o EI”, garantiu o primeiro-ministro iraquiano.

Em um momento de críticas à estratégia da coalizão internacional contra o EI após derrotas em cidades como Ramadi ou a entrada dos jihadistas na cidade síria de Palmira, Obama continua sendo reticente em enviar tropas americanas ao Iraque para fazer frente a esses ataques.

Na sexta-feira passada, o Pentágono afirmou que os ataques aéreos da coalizão internacional contra o EI na Síria e no Iraque estão eliminando 1.000 jihadistas por mês, embora não tenha revelado números de possíveis mortes de civis por causa desses bombardeios. EFE

mb-emm/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.