Obama propõe acordo nuclear pacífico com a China para os próximos 30 anos

  • Por Agencia EFE
  • 22/04/2015 01h53

Washington, 21 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs nesta terça-feira (data local) ao Congresso americano um acordo de cooperação com a China sobre usos pacíficos da energia nuclear durante os próximos 30 anos.

A proposta, divulgada pela Casa Branca, prevê a transferência de material entre os dois países, assim como o de equipamentos (incluindo reatores), componentes, tecnologia para a pesquisa nuclear e produção de energia.

No entanto, contém limitações sobre a transferência de informações restritas, mas deixa a porta aberta para futuras emendas do Executivo, que poderiam incluir a transferência de tecnologia e instalações nucleares “sensíveis”, assim como de seus equipamentos.

“O acordo é um marco integral para a cooperação nuclear pacífica com a China baseada no compromisso mútuo com a não proliferação”, indicou o presidente americano no texto enviado ao Congresso, que avaliará e decidirá se aprova ou veta o pacto.

A proposta põe uma duração de 30 anos para o acordo a partir do momento em que ele for colocado em vigor. Qualquer um dos países pode anulá-lo, desde que envie um requerimento por escrito com um ano de antecedência. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.