Obama recebe Dalai Lama na Casa Branca pela 2ª vez nesta sexta-feira

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2014 23h03

Washington, 20 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá nesta sexta-feira pela segunda vez o líder espiritual do Tibete no exílio, o Dalai Lama, na Casa Branca, onde já se reuniram em julho de 2011.

O encontro, fechado à imprensa, vai acontecer no marco da visita do líder tibetano aos Estados Unidos, país ao qual viaja com frequência e onde nesta ocasião passará três semanas.

A Casa Branca informou nesta quinta-feira do encontro com breves linhas dentro da agenda do presidente para o dia seguinte que envia a cada dia aos meios de comunicação, sem oferecer mais detalhes sobre a reunião ou os temas que serão abordados.

O Dalai Lama já visitou a mansão presidencial sob o mandato de Obama em junho de 2011, quando lhe ofereceu seu apoio e disse ter ido “mostrar-lhe o rosto de um velho amigo” nos difíceis momentos que viviam então os Estados Unidos, imerso em uma crise política em torno da dívida e da redução do déficit.

Por sua parte, Obama aproveitou essa reunião para transmitir-lhe sua “preocupação sincera” pelos direitos humanos e a sobrevivência cultural do povo tibetano.

O Dalai Lama, que renunciou em março de 2010 ao poder político no Tibete, ressaltou em 2011 o caráter religioso de sua visita aos Estados Unidos, mas nem por isso deixou de opinar sobre os temas de atualidade política desse momento no país.

O monge, de 79 anos, profundamente convencido que algum dia voltará a ver o Tibete que abandonou em 1959, aproveitou sua estadia nos EUA há três anos para dizer que acredita que a China “tomará nota finalmente” do desejo de abertura que ele assegura ver no povo do gigante asiático. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.