Obama recebe primeiro-ministro japonês com honras na Casa Branca
Washington, 28 abr (EFE).- O presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu nesta terça-feira com honras militares na Casa Branca o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que realiza uma visita de Estado ao país e será agraciado nesta noite com um jantar de gala.
Na cerimônia, em um manhã fria e ensolarada em Washington, participam também as primeiras-damas dos dois países, Michelle Obama e Akie Abe, e vários membros do gabinete do presidente americano.
Obama e Abe, o primeiro líder japonês que realiza uma visita de Estado aos Estados Unidos desde 2006, se reunirão durante a manhã no Salão Oval e depois oferecerão uma entrevista coletiva conjunta.
Após escutar os hinos de ambos países e saudar alguns dos convidados para cerimônia, Obama destacou em uma breve declaração que o Japão é um dos “aliados mais próximos” dos EUA e que esta visita pretende ser uma “celebração” dos laços e da amizade bilateral.
O líder dos EUA também disse que é uma oportunidade para que os jovens americanos possam agradecer ao Japão por coisas como o karatê, o karaokê e os “emoji” (emoticons).
A aliança entre EUA e Japão é “indestrutível”, segundo Obama, que disse, além disso, que olha rumo ao futuro e está centrada em assuntos como a segurança, o livre-comércio e o respeito aos direitos humanos.
Abe, por sua vez, comentou que “revitalizar” a aliança entre Japão e Estados Unidos é uma “prioridade” de sua política externa.
Nesta segunda-feira, Obama levou o primeiro-ministro japonês a um de seus lugares favoritos em Washington, o monumento a Abraham Lincoln, algo que não estava programado na agenda oficial.
A Casa Branca descreveu essa visita como “uma oportunidade”, antes dos atos formais de hoje, para que ambos líderes passassem “tempo juntos, os dois a sós, em um lugar historicamente significativo para os Estados Unidos”.
Enquanto isso, em Nova York, os governos de ambos países, liderados pelas titulares de Defesa e Exteriores, definiram os novos parâmetros de sua cooperação em matéria de defesa na primeira revisão feita desde 1997, que considera as novas ameaças e que estende o âmbito geográfico da aliança militar.
Após a reunião no Salão Oval e a entrevista coletiva posterior, Abe participará de um almoço no Departamento de Estado, prévio ao jantar de Estado no qual será homenageado nesta noite na Casa Branca.
Na quarta-feira, Abe será o primeiro líder japonês a oferecer um discurso em uma sessão conjunta das duas câmaras do Congresso. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.