Obama receberá secretário do Partido Comunista do Vietnã na Casa Branca

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2015 11h46

Washington, 3 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá na terça-feira na Casa Branca o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, o primeiro chefe do partido oficial que visita o país desde o restabelecimento de relações há 20 anos, informou o governo americano nesta sexta-feira.

“O presidente (Obama) quer conversar com o secretário-geral Trong sobre formas de fortalecer ainda mais a aliança integral entre EUA e Vietnã”, indicou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em comunicado.

Obama destacará as “conquistas dos últimos 20 anos, desde a normalização de relações diplomáticas bilaterais”, que aconteceu em julho de 1995, acrescentou Earnest.

O líder americano aproveitará a oportunidade para “conversar sobre outros assuntos, incluindo o Acordo de Associação Transpacífico (TPP), os direitos humanos e a cooperação bilateral em defesa”, segundo o porta-voz.

A visita de Trong representa a parte final de uma aproximação entre Estados Unidos e Vietnã que se intensificou nos últimos três anos, algo que muitos analistas atribuem a uma mistura de interesses econômicos e territoriais para resistir à investida da China no Pacífico.

Trong é o homem mais poderoso do Vietnã ao lado do primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, e representa a ala mais conservadora do Partido Comunista, até agora reticente à evolução ideológica e mais propícia a manter a tradicional aliança com a China.

Vietnã vê com receio a política expansiva de Pequim nas ilhas Spratly e Paracel, disputadas por Pequim e Hanói no Mar da China Meridional.

Obama tem interesse em avançar nas negociações do TPP, um tratado comercial que, se for concretizado, reunirá 12 países que concentram 40% da economia mundial.

Assinado em 2005 por Chile, Brunei, Nova Zelândia e Cingapura, o TPP agora tem oito países (EUA, Austrália, Canadá, Japão, Malásia, México, Peru e Vietnã) interessados em fazer parte do grupo.

Espera-se que Obama também pressione o Vietnã sobre a prisão de blogueiros e ativistas políticos, visto que, segundo rádio “Free Asia”, o país mantém entre 150 e 200 dissidentes detidos.

Em 2015 foram completados 40 anos do fim da Guerra do Vietnã, com a tomada de Saigon (atual Ho Chi Minh) pelos cidadãos do norte, que pôs fim a mais de duas décadas de disputa entre norte e sul, apoiada pelos Estados Unidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.