Obama: Rússia tem oportunidade de mudar e acabar com o isolamento

  • Por Agencia EFE
  • 16/11/2014 06h40

Brisbane (Austrália), 16 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo na cidade australiana de Brisbane que a Rússia tem a oportunidade de mudar sua atitude na Ucrânia e acabar com o isolamento econômico.

“A Rússia tem a oportunidade de tomar outro caminho (na Ucrânia). Se o fizer, eu serei o primeiro a apoiar a retirada das sanções”, afirmou Obama em entrevista coletiva após o encerramento da cúpula do G20, que aconteceu ontem e hoje.

“Não é nossa preferência o isolamento da Rússia”, disse o presidente americano, mas assegurou que enquanto continuar a venda de armas às forças pró-russas e outras ingerências de Moscou “o isolamento (econômico) continuará”.

A advertência de Obama surgiu depois que o presidente russo, Vladimir Putin, advertira, também em Brisbane, que a imposição de sanções “prejudica todas as partes”.

Putin assegurou que fará todo o possível para evitar uma escalada da tensão e melhorar a situação no leste da Ucrânia, e se mostrou otimista ao assegurar que “se veem tendências, condições e progressos promissórios”.

O presidente russo deixou hoje Brisbane antes que se encerrasse a cúpula do G20, da qual participou e recebeu críticas pela ingerência na Ucrânia.

A União Europeia e o Reino Unido ameaçaram a Rússia com novas sanções. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.